sábado, 3 de março de 2012

Um e um são dois. E nós, somos o quê?

O que nós somos?
Seria possível que nossas vidas fossem comparadas tão-somente a uma equação, ainda que daquelas complexas - com parêntesis, colchetes, incógnitas, raízes quadradas e toda espécie de símbolos que desconheço, mas que são dotados de poder para tornar positivo o negativo ou para indicar com exatidão a aceleração, o espaço, a velocidade!
E nessa equação que é a vida, somamos, subtraímos, dividimos e multiplicamos... como na ciência exata, não aplicável à sociedade, apesar das várias tentativas de esquadrinhar as pessoas.
Somamos... somamos tudo o que temos por positivo. Amigos, lembranças, amores, e aí reside a importância da infinitude dos números.. podemos somar e somar alegrias sem jamais atingir um limite.
Subtraímos... subtraímos tudo que, por natureza, taxamos de negativo: tristezas, maldades, medos. Subtraímos, buscando chegar ao Zero. As vezes, por um erro de cálculo, acabam-se subtraindo coisas que não queríamos que se fossem. Mas é inevitável, sabe... é necessário passar a borracha e apagar algumas coisas para se chegar ao resultado satisfatório. Se não as apagamos, vamos chegar ao final da conta e perceber que o espaço a ser apagado será muito maior porque construímos muito sobre um erro. E vai doer apagar. Na vida, ao contrário do papel, não basta virar o lápis e passar a borracha, não... costuma dar um pouco mais de trabalho e de dor.
Se somamos tristezas e subtraímos a nós mesmos, bom... aí não podemos nunca esperar a resposta "certa". Não vai coincidir com o gabarito e vamos ter que buscar, em toda a equação, o lugar do erro e tentar um acerto. 
Dividimos... ahh, como dividimos! A notícia, o abraço, o bolo! Dividimos por 2, por 3, dividimos pelo número necessário e não vamos nos importar se aparecerem vírgulas. Quando amamos, aí mesmo que nos dividimos. Doamos uma metade de nós e ainda conseguimos nos manter inteiros. Ah, a maTemática da vida [é assim mesmo, com esse Tesão no meio]!
A multiplicação, certamente, é a melhor operação que podemos realizar. Porque a multiplicação resolve tudo. Olhando para ela, assim, a gente nem desconfia. Mas vamos lá, experimentemos multiplicar, fazer o bem! E chega mais que eu vou contar um segredo: depois que tiver somado todas a tristezas, todos os males, tudo o que te fizer triste, multiplica por Zero! É assim que eu vivo porque é assim que eu gosto de viver.
O que vem depois do sinal de igual? Bom, é esperar pra ver. Afinal, não existe escola para a vida. É como dizem... a vida é uma professora complicada, primeiro dá a prova e, só depois, ensina a lição.

Por: Viviane Freitas e Pedro Costa.

Nenhum comentário: