sábado, 19 de setembro de 2009

No meio do caminho tinha o cursinho...

Sobre os profes de 2004 do Mega Pelotas:
A época do cursinho pré-vestibular é aquela época da vida em que se está no entre-lugar, no "nem lá, nem ca", topando com a pedra no meio do caminho, enfim, é o momento nem colégio, nem facul.. o limbo da vida de um estudante!
Lembrei disso porque estudei no Mega e juro que se não fossem os $ mensais, eu estaria lá até hoje, afinal quem precisa de um nível superior quando você sente que já atingiu um sem precisar de diploma? Soberba, eu? Demais!
Mas o que abriu margem para esta escritura foi o fato de a Prof ª de Literatura brasileira ter solicitado o poema das sete faces pra aula de segunda-feira que vem... este poema, meus caros, foi recitado à meia luz pelo professor Adroaldo lá no cursinho em 2005.
Isso me fez acordar! - Poha, eu tô na faculdade!! mas já?? Ahh, tava era tão bom aquele tempo em que o professor de Biologia recitava Drummond em cima da cadeira... e hoje é o de Literatura mesmo. Quem já foi aluno do Adroaldo sabe qual é o truque para passar no vestiba: - Gurias, a força tá na sobrancelha! Na verdade, o Adroaldo tem uma série de "pérolas" orais e visuais, como o famoso cavalo desenhado no quadro, seguido da máxima, - Isso daqui, gurias, todo mundo sabe que é um peixe! Ao notar os olhares espantados, ele soltava "o conserto".. - Ah, era só pra ver se vocês estavam atentos, todo mundo sabe que o cavalo é um réptil... Além das melhores dicas para a grande prova, ainda fomos ensinados por esse grande mestre a passar no teste psicotécnico: não desenhar nada no ar, senão é louco.. - Gurias, tem que colocar as rodas. [isso tudo era sempre dito com muita seriedade, mas nem sempre]
Um outro conceito, que é super válido, veio de um professor que eu, particularmente, adorooo: Tio Trama [Tramazolli]. O conselho é nunca marcar a alternativa "complexo de golgi", ou seja, aquela alternativa absurda, que, de tão absurda, os alunos chegam a pensar ser a certa. Por exemplo:
1) Qual movimento se iniciou na semana de arte MODERNA de 1922:
a( ) Contemporanismo
b( ) Modernismo
c(x) Complexo de Golgi
d( ) a e b estão corretas
- Meninada, assim não dá - dizia ele.
Além dessa maravilhosa dica que, com certeza, serviu muito, aprendi a ser seletiva apreciando a sinceridade do Rafael Nasser: "Oi, olá, eu gosto de ti.. de ti eu não gosto, mas dele eu gosto, porque ele tem uma camiseta rosa em homenagem ao orgulho gay e tu não tens por isso ele é melhor que tu e tu é pior que ele." [essa é inesquecível]
Agora, aprender sobre pontualidade, eu aprendi com o Piragine: "Não importa se vocês tão pagando. Chegou atrasado, não entra, fica lá fora, senão vira bagunça". [o sempre Doce Piragine]
Aprendi a ser ambiciosa com o Nelson (dizem que os professores do Mega são como filhos, não se pode amar um mais que o outro, mas o Nelson é o cara): "Esse ano, eu anulo pelo menos uma de novo. Os caras não sabem fazer questão, pô!"
Bom, naquele ano, eu não participei da festa dos aprovados, mas que eu aprendi, ah, eu aprendi!
Lembro que no final da aula das dicas, um dia antes do vestibão, o Tramazolli cantou "Atirei o pau no gato" e matou a pau mesmo! Mas quando ele tocou os primeiros acordes de Pinhal, a galera não sabia se sorria ou se chorava.. era o fim! Poxa, caiu a ficha.. estava acabando.
Agora, eu tô na tal de faculdade, na verdade, estou no sétimo semestre já e percebi que as coisas boas passam... e as realmente boas não voltam...

Um comentário:

Unknown disse...

É incrível... Eu conheço o Tramazolli... Os outros tbém... Mas conheço o Tramazolli!!! Já sei qual será o tema da próxima redação... Ou melhor da próxima (nossa)conversa...Hahahahaa... Beijo³