segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

(A) = (¬A) !!! Seria possível?¹

O que vou dizer será uma verdade. Mas a sua negação também será. 
Se é possível, não sei. 
Vou tentar convencê-los de que sim. Busco persuadi-los de tal forma que possamos afirmar que, pelo menos, um dos três princípios da lógica não funciona perfeitamente quando o assunto é dolor-de-codo.
Vem comigo.

A lógica nos diz que há tês princípios fundamentais para que possamos achar um valor, seja este verdadeiro OU falso em relação a uma proposição. São eles:
o Princípio da identidade: todo objeto é igual a si mesmo;
o Princípio da não-contradição: uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo; e
o Princípio do terceiro excluído: toda proposição é verdadeira OU falsa, não havendo outra possibilidade.

Exemplo do 1º princípio: 
"o coração é o coração" (Verdadeiro)
"o coração é o fígado" (Falso)
"o coração é o rim" (Falso)
Ahh, você está pensando que ISSO É LÓGICO. Então, saiba que eu estou pensando que você é muito inteligente [sarcasmo], porque estamos tratando justamente de lógica aqui!

Exemplo do 2º princípio:
Se a proposição "o coração é um músculo" é verdadeira, ela não pode ser falsa ao mesmo tempo. Ou seja, não podemos negá-la, dizendo "o coração não é um músculo".
Lógico, de novo? Pois é, eu sei.

É no terceiro princípio que eu quero me prender. Vocês têm ideia do que esse princípio representa. Ele simplesmente diz que toda e qualquer afirmação verdadeira que possamos fazer, jamais poderá ser meio verdadeira. E que toda e qualquer afirmação falsa que possamos fazer, jamais poderá ser meio falsa. Ou seja, estávamos mentindo todas as vezes que dissemos "é, mas não é bem isso". Estávamos? Vejamos:

Já ouvi falar que "não há nada mais chato que duas pessoas continuarem falando enquanto você está tentando interromper", mas tenho percebido uma coisa ainda pior em certas pessoas: não há nada que as irrite mais que ninguém as notar quando estão querendo aparecer. E então elas...


Como é chato quando nada disso provoca reação do "alvo", um ciumimho que seja, uma forçação de encontro só pra ver se a felicidade é tão real quanto é gritada por aí. Sei porque há uns 8 ou 9 anos [praticamente infância] eu fazia essas coisas bobas.

Caramba, é todo mundo adulto aqui, vamos parar de palhaçada. Sim, palhaçada, porque é muito ridículo ver alguém engolindo lágrimas e tentando arrotar alegria. 
Se você conhece alguém assim [e tem intimidade com esse alguém]...

Portanto, a proposição "fingir-se de feliz para atingir alguém é ridículo" é verdadeira. No entanto, é exageradamente ridículo não fingir felicidade quando se quer atingir alguém. Chegamos ao resultado: (A) = (¬A)

Vamos esclarecer. 
Já ouvi [na verdade, eu que disse] falar que "não há nada mais irritante que ninguém notar as pessoas quando estão querendo aparecer". Mas tenho percebido uma coisa ainda pior nas pessoas: não há nada que as irrite mais que não serem notadas, enquanto fingem que não querem ser notadas.



Por isso, reitero: A proposição "é ridículo fingir alegria" e verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
É ridículo fingir alegria (V) é verdadeira pelos motivos que já lhes disse, mas é falsa porque não é ridículo fingir alegria, isso é normal, ridículo mesmo, é fingir tristeza.

Caramba, é todo mundo adulto aqui, vamos parar de palhaçada. Sim, palhaçada, porque é muito ridículo ver alguém avisando que vai cortar os pulsos, quando podia simplesmente cortá-los em silêncio.
Se você conhece alguém assim [e tiver intimidade com esse alguém], você já sabe:


Porque não podem simplesmente agir normalmente, de acordo com o que sentem??
_______________________________________
¹ Espero que todos entendam tratar-se de uma brincadeira. Eu entendo de lógica, mas gosto de brincar que nunca entendo nada. Ah, sei lá, não tem muita lógica isso também...

3 comentários:

Tiago Med disse...

Adorei vivi, tava parecendo mesmo que você ia dar uma aula e o texto ia ficar muito chato, você deu uma aula, mas não fio de lógica, foi de como não ser um idiota! e foi hilário e trágico ao mesmo tempo. Ás vezes eu me comporto como idiota e percebi que estou cheio de amigos aidiotas também, mas isso eu já sabia... são as verdades que nunca perdemos, mas esquecemos de lembrar que ela existem de vez enquanto! isso tem lógica? rs!

Tiago Med disse...

*foi(fio)
*idiotas (aidiotas) -seria uma nova categoria de idiota?
*elas (ela)

minha mania de postar sem revisar com calma...

depois posso linkar no meu face esse seu post aqui?

adorei seria ótimo meus amigos lerem também!!
bjo vivis

alunos do 9º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo disse...

eu li, só q eu acho q nao sei , acho q so meio lento, eu gostei de tudo q tu escreveu, só q nao entendo nada ¬¬ só sei q gosto pq foi tu q escreveu ;D
eu nao sei fazer comentarios cabeça heheh
mas só o fato que tu escreveu já torna cada frase mesmo que sem sentido pra mim , linda ! hauihauih

aff calor...
saudades
bjus pedro